SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue1Computerized liver volume for evaluation and following liver regeneration after partial hepatectomy in swinesA randomized comparison of two vaginal procedures for the treatment of uterine prolapse using polypropylene mesh: histeropexy versus histerectomy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991

Abstract

GARCIA, Cacilda Joyce Ferreira da Silva et al. Expressão citofotométrica dos marcadores tumorais CD-34 e fator VIII no câncer de cólon. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2009, vol.36, n.1, pp. 56-64. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912009000100011.

OBJETIVOS: Verificar a posssibilidade de quantificar a expressão dos marcadores tumorais CD-34 e Fator VIII no câncer de cólon; verificar se existe superioridade entre um marcador e outro para estudo da angiogênese; verificar se há correlação na análise do índice de marcagem e a densidade óptica média nos marcadores utilizados. MÉTODOS: Dezessete casos de adenocarcinoma colorretal recuperados de blocos de parafina e confirmados pela hematoxilina-eosina, foram submetidos à coloração imunoistoquímica pelo método da estreptoavidina-biotina-peroxidase e utilizados os marcadores tumorais CD-34 e Fator VIII. Após este processo as lâminas foram submetidas à leitura no sistema Samba 4000® e avaliadas pelo software Immuno®. Os parâmetros estudados foram: índice de marcagem e densidade óptica, expressos por médias, medianas, valores mínimos, valores máximos e desvios-padrão, analisados estatisticamente. RESULTADOS: Para o marcador CD-34 não houve normalidade dos dados em relação ao índice de marcagem e houve para a densidade óptica. Para o Fator VIII, houve normalidade de dados em relação ao índice de marcagem e para a densidade óptica. CONCLUSÃO: Foi possível quantificar a expressão dos marcadores tumorais CD-34 e Fator VIII através do índice de marcagem e da densidade óptica média; não houve diferença entre os marcadores em relação à média do índice de marcagem e da densidade óptica, não sendo possível definir superioridade entre um e outro; não foi observada tendência à correlação quando comparados densidade óptica e índice de marcagem do Fator VIII e do CD-34 isoladamente estudados; não houve correlação entre o índice de marcagem do Fator VIII quando comparado com o CD-34, bem como a densidade óptica do Fator VIII com o CD-34.

Keywords : Citofotometria; Neoplasias colorretais; Agentes indutores da angiogênese; Fator VIII; Marcadores biológicos de tumor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese