SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1Reconstrução de trânsito intestinal após confecção de colostomia à HartmannEquipamento brasileiro de detecção gama intra-operatória para biópsia de linfonodo sentinela índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

COELHO, Júlio Cezar Uili et al. Colecistectomia laparoscópica em transplantados. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2010, vol.37, n.1, pp. 023-026. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912010000100006.

OBJETIVO: Apresentar a nossa experiência com a colecistectomia laparoscópica no tratamento da colelitíase em transplantados. MÉTODOS: Dados demográficos, medicamentos utilizados e dados operatórios e pós-operatórios de todos transplantados que foram submetidos à colecistectomia laparoscópica por colelitíase no nosso hospital foram obtidos. Resultados: Quinze pacientes (13 transplantes renais e dois transplantes de medula óssea) foram submetidos à colecistectomia laparoscópica. Todos pacientes foram internados no hospital no dia da operação. O esquema imunossupressor não foi modificado durante a hospitalização. A apresentação clínica da colelitíase foi cólica biliar (n=12), colecistite aguda (n=2) e icterícia (n=1). A colecistectomia transcorreu sem intercorrências em todos pacientes. Complicações pós-operatórias foram náusea e vômitos em dois pacientes, intubação traqueal prolongada em um, infecção de ferida operatória em um e hematoma superficial grande em um paciente. CONCLUSÃO: Colecistectomia laparoscópica é associada à baixa morbidade e mortalidade e bom prognóstico pós-operatório em pacientes transplantados com colecistite não complicada.

Palavras-chave : Colecistectomia laparoscópica; Colelitíase; Transplante de medula óssea; Transplante de rim; Transplante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português