SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue3Roux-en-Y gastric bypass and inflammatory activity of the adipose tissuePublication of papers presented in a Brazilian Trauma Congress author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991

Abstract

SILVA, Evandro de Moraes e et al. Estudo bioquímico do glicosaminoglicano dermatam sulfato em homens adultos portadores de hérnia inguinal tipo II de Nyhus. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2011, vol.38, n.3, pp. 167-171. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912011000300005.

OBJETIVO: Comparar a quantidade do glicosaminoglicano dermatam sulfato  entre pacientes homens, portadores de hérnia inguinal tipo II de Nyhus e, indivíduos sem hérnia inguinal, com idade entre 20 e 40 anos. MÉTODOS: Foram constituídos dois grupos. Um de 15 pacientes do sexo masculino com hérnia inguinal tipo II de Nyhus e idade entre 20 e 40 anos, com risco ASA I e II, e um grupo controle com dez indivíduos, também do sexo masculino entre 20 e 40 anos, que morreram em período de até 24 h. Foram excluídos os pacientes do sexo feminino, diabéticos, portadores de doença do tecido conjuntivo, tabagistas e com risco cirúrgico ASA III e IV. Foi retirada uma amostra de 1cm2 da fáscia transversal na parte intermediária do trígono inguinal, e 1cm2 na bainha anterior do músculo reto abdominal na região inguinal correspondente e quantificados os glicosaminoglicanos dermatam sulfato por densitometria, após eletroforese em gel de agarose. RESULTADOS: A quantidade de dermatam sulfato não apresentou diferença estatisticamente significante entre os pacientes com hérnia inguinal e os indivíduos sem hérnia inguinal, tanto na fáscia transversal (p=0,108) quanto na bainha anterior do músculo reto abdominal (p=0,292). CONCLUSÃO: Não se encontrou diferença na quantidade do  glicosaminoglicano dermatam sulfato  entre os pacientes portadores de hérnia inguinal tipo II de Nyhus e indivíduos sem hérnia inguinal em homens adultos.

Keywords : Glicosaminoglicano; Sulfato de dermatana; Matriz extracelular; Hérnia inguinal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese