SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número6Desenvolvimento de um novo modelo experimental de síndrome do compartimento abdominalEfeitos da bromoprida na cicatrização de anastomoses no cólon esquerdo de ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

KOHLER, Hugo Fontan; DELUCCA, Iara Maria Silva  e  SBRAGIA NETO, Lourenço. Antioxidantes enterais em lesões de isquemia e reperfusão em ratos. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2011, vol.38, n.6, pp. 422-428. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912011000600010.

OBJETIVO: Avaliar o papel do pré-tratamento com antioxidantes dietéticos em um modelo experimental de lesão intestinal de isquemia-reperfusão (I/R) em ratos. MÉTODOS: Noventa ratos Wistar adultos machos foram utilizados. Um segmento intestinal foi isolado baseado em seu pedículo vascular. Uma biópsia controle foi realizada e o pedículo foi seccionado e anastomosado novamente, garantindo um tempo de isquemia de 60 minutos, seguido por reperfusão. Biópsias sequenciais foram realizadas ao término do período isquêmico e a cada 15 minutos, durante a reperfusão. O tratamento consistiu de solução salina ou vitamina C ou vitamina E ou a associação destas. Avaliações quantitativa e qualitativa das biópsias foram realizadas. RESULTADOS: Os grupos tratados com vitamina E isolada ou associada com vitamina C apresentaram uma atenuação estatisticamente significativa da lesão de isquemia-reperfusão, com diminuição da perda de altura dos vilos e menor infiltração neutrofílica ao final do estudo quando comparados ao grupo controle e vitamina C exclusiva. CONCLUSÃO: Neste modelo experimental de isquemia-reperfusão, o pré-tratamento com vitamina E atenuou a lesão de I/R no intestino delgado, demonstrado pela diminuição da perda de altura dos vilos e pela atenuação da infiltração neutrofílica.

Palavras-chave : Isquemia; Reperfusão; Traumatismo por reperfusão; Microcirurgia; Antioxidantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês