SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue1Evaluation of carotid artery intima-media complex thickness as a marker of vascular damage secondary to accelerated atherogenesis in progressive systemic sclerosisPerioperative mortality in diabetic patients undergoing coronary artery bypass graft surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991

Abstract

REYS, Luiz Guilherme Cintra Vidal; COIMBRA, Raul  and  FORTLAGE, Dale. Filtro de veia cava: uma década de experiência em um centro de trauma nível I . Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 16-21. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000100005.

OBJETIVO: Avaliar os dados relativos à utilização de filtro de veia cava na Divisão de Trauma do Centro Médico da UCSD San Diego, CA/EUA. MÉTODOS: Estudo descritivo realizado na Divisão de Trauma visando avaliar a experiência acumulada e a conduta terapêutica nos doentes atendidos pela equipe da Divisão de Trauma e submetidos à colocação de filtro de veia cava como método de prevenção ou tratamento do TEP no período de janeiro de 1999 a dezembro de 2008. RESULTADOS: O estudo compreendeu 512 doentes, destacando-se o sexo masculino (73%). Quanto à causa do traumatismo predominou o acidente automobilístico, seguido por lesões provocadas por quedas. A relação homem/mulher foi 3:1. A faixa etária mais atingida foi 21 a 40 anos, representando 36% dos doentes. O percentual de filtros de cava profiláticos foi de 82% contra 18% de filtros terapêuticos. O traumatismo craniano foi a principal causa para indicação de filtros profiláticos seguido dos traumas raquimedulares. O índice de TVP pós-filtro foi 11%. CONCLUSÃO: Na presença de contraindicação ao uso de anticoagulantes em doentes vítimas de trauma grave, os filtros de veia cava inferior demonstraram ser uma opção efetiva e segura. Entretanto, deve-se aplicar rigor ao julgamento clínico para todas as indicações, mesmo após o advento de filtros "recuperáveis".

Keywords : Ferimentos e lesões; Condutas terapêuticas; Filtros de veia cava; Filtros de veia cava; efeitos adversos; Filtros de veia cava; utilização.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese