SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1Mortalidade perioperatória em diabéticos submetidos à cirurgia de revascularização miocárdicaAvaliação dos níveis séricos de interleucina-6 e interleucina-10 nos pacientes submetidos à colecistectomia laparoscópica versus convencional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991

Resumo

FERNANDES, Gustavo Leme; SANTOS, Roberto Euzébio dos; MALAFAIA, Osvaldo  e  AOKI, Tsutomu. Criação de protocolo eletrônico em câncer do colo do útero . Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 28-32. ISSN 0100-6991.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912012000100007.

OBJETIVO: Desenvolvimento de um protocolo eletrônico para o câncer do colo do útero. MÉTODOS: Coletar dados através de revisão da literatura e formatá-los para a construção de uma base teórica sobre o câncer do colo uterino para inclusão no protocolo. A informatização do banco de dados utilizou o SINPE© (Sistema Integrado de Protocolos Eletrônicos), desenvolvido na Universidade Federal do Paraná pelo Programa de Pós-graduação em Clínica Cirúrgica do Setor de Ciências da Saúde com auxílio do Laboratório de Informática e Multimídia. RESULTADOS: Foram criados 2687 itens, agrupados em sete categorias principais: anamnese, exame físico, exames complementares, diagnóstico, anatomopatológico definitivo, tratamento e acompanhamento. Acrescentamos itens sobre indicadores sócio-demográficos, uso de anticoncepcionais, tabagismo, antecedentes ginecológicos e obstétricos, estadiamento, as classificações e nomenclaturas mais aceitas, métodos diagnósticos, tratamentos e seguimento. CONCLUSÃO: É possível o desenvolvimento de um protocolo eletrônico com baixo custo, pouco espaço físico e mínimo treinamento de pessoal. O uso de computadores evita limitações e o caráter subjetivo do prontuário escrito. Com os dados coletados de maneira adequada é possível determinar, através de análise estatística, a importância de cada fator no desenvolvimento do câncer e na evolução e prognóstico do paciente.

Palavras-chave : Neoplasias do colo do útero; Informática; Protocolos clínicos; Registros eletrônicos de saúde; Software.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês