Acessibilidade / Reportar erro

A experiência cirúrgica prévia interfere no estresse psíquico em pacientes submetidos à operações de grande porte?

OBJETIVO:

avaliar o impacto do estresse em pacientes submetidos à operações de grande porte, sob anestesia geral, relacionando suas reações físicas e psíquicas com as diferentes fases do estresse.

MÉTODOS:

foram estudados 100 pacientes adultos de ambos os sexos, distribuídos em dois grupos: Grupo 1- 22 pacientes sem experiência com cirurgia; Grupo 2- 78 pacientes submetidos previamente a outras operações de médio e grande porte. Para investigação do estresse, utilizou-se o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos, desenvolvido por Lipp, um dia antes, dois dias, e sete dias após a operação. A comparação dos grupos quanto às variáveis sexo, dor, e percentual de estresse, foi realizada pelo teste qui-quadrado e para a variável idade foi utilizado o teste t Student. As diferenças foram consideradas significativas para p<0,05.

RESULTADOS:

os grupos não foram homogêneos quanto ao percentual geral de estresse nas três mensurações. O G1 diminuiu e o G2 aumentou o estresse no pós-operatório. Prevaleceram sintomas psíquicos do estresse em ambos os grupos.

CONCLUSÃO:

O fato de ter sido operado previamente reduziu a tensão pré-operatória, porém não interferiu nos distúrbios emocionais pós-operatórios.

Estresse psicológico; Cirurgia geral; Anestesia geral; Sintomas psíquicos; Período perioperatório


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br