SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Comparison between electrocautery and fibrin selant after hepatectomy in ratsSurgical treatment of cleft lip author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991On-line version ISSN 1809-4546

Abstract

TODERKE, Edimar Leandro; BARETTA, Giorgio Alfredo Pedroso; GAMA FILHO, Ozimo Pereira  and  MATIAS, Jorge Eduardo Fouto. Efeito do sirolimo na regeneração hepática induzida por hepatectomia no rato. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2014, vol.41, n.3, pp.203-207. ISSN 1809-4546.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912014000300012.

OBJETIVO:

avaliar a influência do sirolimo sobre a regeneração hepática desencadeada pela ressecção de 70% do fígado de ratos adultos.

MÉTODOS:

utilizaram-se 40 ratos Wistar que foram divididos aleatoriamente em dois grupos (estudo e controle), cada grupo foi subdividido em dois subgrupos iguais conforme o dia da morte (24 horas e sete dias). O sirolimo foi administrado na dose de 1mg/kg/dia no grupo de estudo e no grupo controle foi administrado 1ml de solução salina. As soluções foram administradas diariamente, desde três dias precedentes à hepatectomia até a morte dos ratos, para a retirada do fígado regenerado, realizada em 24h ou 7d após a hepatectomia. A análise da regeneração hepática foi mensurada pela fórmula de KWON, número de figuras de mitose pela técnica de hematoxilina-eosina e pelos marcadores imunoistoquímicos PCNA e Ki-67.

RESULTADOS:

demonstrou-se variação estatisticamente significativa quando comparado os grupos 24h com os grupos 7d através dos métodos de análise. Ao comparar os grupos de estudo e controle no mesmo período demonstrou-se variação estatisticamente significativa apenas pelo Ki-67 no qual foi verificado aumento do número de hepatócitos em multiplicação celular no grupo de estudo de 7d quando comparado com o grupo controle de 7d (p=0,04). .

CONCLUSÃO:

não demonstramos influência negativa do sirolimo na regeneração hepática e houve efeito parcial positivo pela análise imunoistoquímica utilizando Ki-67.

Keywords : Regeneração hepática; Sirolimo; Hepatectomia; Antígeno Nuclear de Célula em Proliferação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )