Acessibilidade / Reportar erro

Análise comparativa entre as lesões identificadas em vítimas de queda de altura e de outros mecanismos de trauma fechado

OBJETIVO:

analisar as lesões diagnosticadas nas vítimas de queda de altura, comparando-as com as diagnosticadas em outros mecanismos de trauma fechado.

MÉTODOS:

estudo retrospectivo dos protocolos de trauma (coletados prospectivamente) de 2008 a 2010, incluindo as vítimas de trauma fechado com idade superior a 13 anos, admitidas na sala de emergência. A gravidade das lesões foi estratificada pelo Abbreviated Injury Scale (AIS) e Injury Severity Score (ISS). As variáveis foram comparadas entre o grupo de vítimas de quedas de altura (Grupo 1) e as demais vítimas de trauma fechado (Grupo 2). Empregamos os testes t de Student, qui-quadrado e Fisher para a comparação entre os grupos, considerando o valor de p<0,05 como significativo.

RESULTADOS:

foram analisados 4532 casos de trauma fechado, sendo que 555 (12,2%) foram vítimas de quedas de altura. As lesões graves (AISe"3) foram observadas em extremidades (17,5%), em segmento cefálico (8,4%), torácico (5,5%) e em abdome (2,9%). As vítimas do grupo 1 apresentaram, significativamente (p<0,05), maior média etária, de AIS em extremidades/pelve, de AIS em segmento torácico e de ISS. O grupo 1 também apresentou, significativamente (p<0,05), maior frequência de intubação orotraqueal na admissão, pneumotórax, hemotórax, fraturas de costelas, drenagem de tórax, trauma raquimedular, fraturas de pelve, fraturas complexas de pelve e de fraturas em membros superiores.

CONCLUSÃO:

As vítimas de queda de altura apresentaram maior gravidade anatômica do trauma, maior frequência e gravidade de lesões em segmento torácico e em extremidades.

Acidentes; Causas Externas; Ferimentos e Lesões; Fraturas Ósseas; Traumatismo Múltiplo


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br