SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Implementation of the trauma registry as a tool for quality improvement in trauma care in a brazilian hospital: the first 12 months author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991On-line version ISSN 1809-4546

Abstract

GODINHO, MAURICIO; PADIM, PEDRO; EVORA, PAULO ROBERTO B.  and  SCARPELINI, SANDRO. "Curbing Inflammation" e hemorragia por trauma: uma revisão. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2015, vol.42, n.4, pp.273-278. ISSN 1809-4546.  https://doi.org/10.1590/0100-69912015004013.

O Trauma é uma das principais causas de morte até 40 anos de idade em todo o mundo e, portanto, um significativo problema de saúde. Esta doença é ainda responsável por quase um terço dos anos perdidos de vida produtiva até os 65 anos de idade e esta associada com infecção, choque hemorrágico, síndrome de reperfusão e inflamação. O controle da hemorragia, coagulopatia, utilização dos produtos derivados do sangue, equilibrando hipo e hiperperfusão, e reanimação hemostática melhoraram a sobrevida em casos de trauma com hemorragia volumosa. Esta revisão discute a inflamação no contexto de choque hemorrágico associado ao trauma. Quando consideradosos efeitos imunomoduladores conhecidos da lesão traumática e transfusão de sangue alogênico em relação aos doentes, é surpreendente que tão poucos estudos avaliaram os seus efeitos combinados sobre a função imunológica. Discutimos também os benefícios relativos de reduzir a inflamação ao invés de tentar impedi-la.

Keywords : Ferimentos e Traumatismos; Traumatologia; Lesões Múltiplas; Transfusão de Sangue; Mediadores da Inflamação; Imunomoduladores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )