Acessibilidade / Reportar erro

DESENVOLVIMENTO DE MÉTRICAS PARA PROTOCOLOS E OUTRAS PRODUÇÕES TÉCNICAS

Objetivo:

Desenvolver proposta de métricas para protocolos e outras produções técnicas a serem aplicadas na avaliação dos Programas de Pós-Graduação da Área Medicina III da Capes.

Métodos:

Foram lidos os documentos de área de 2013 de todas as 48 Áreas da Capes. A partir da análise dos critérios utilizados por elas na avaliação trienal 2013, foi desenvolvida uma proposta de métricas para protocolos e outras produções técnicas. Esta proposta foi baseada nos critérios adotados pelas Áreas Ciências Biológicas I e Interdisciplinar.

Resultados:

Apenas sete áreas descreveram sistema de pontuação para produtos técnicos, e as produções consideradas e a pontuação variaram amplamente. Dada à imensa gama de produções técnicas diferentes que podem ser consideradas relevantes, e que não seriam contempladas em sistema de pontuação caso fossem especificadas, foi desenvolvida para a Medicina III uma proposta de métricas em que são analisados cinco critérios específicos para cada produção: Demanda, Relevância/Impacto, Abrangência, Complexidade e Aderência ao Programa. Com base nestes critérios, cada produção pode receber de 10 a 100 pontos.

Conclusão:

Esta proposta poderá ser aplicada ao item Produção Intelectual da Ficha de Avaliação, subitem "Produção técnica, patentes e outras produções consideradas relevantes". Será considerado Muito Bom o Programa que obtiver média ≥150 pontos/docente permanente/quadriênio; Bom, média entre 100 e 149 pontos; Regular, média entre 60 e 99 pontos; Fraco, média entre 30 e 59 pontos; e Deficiente média ≤29 pontos/docente permanente/quadriênio.

Protocolos; Manuais; Classificação; Educação de pós-graduação


Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br