SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue3Comparative evaluation of ventilatory function through pre and postoperative peak expiratory flow in patients submitted to elective upper abdominal surgeryComparative analysis of endoscopic and histopathological features of superficial elevated lesions resected by endoscopic mucosal resection in the distal and proximal colon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Print version ISSN 0100-6991On-line version ISSN 1809-4546

Abstract

RIBEIRO, CHRISTIE GRAF; MOREIRA, ANA TEREZA RAMOS; PINTO, JOSÉ SIMÃO DE PAULA  and  MALAFAIA, OSVALDO. Protocolo eletrônico multiprofissional em oftalmologia com ênfase em estrabismo. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2016, vol.43, n.3, pp.171-177. ISSN 0100-6991.  https://doi.org/10.1590/0100-69912016003009.

Objetivo:

criar uma base eletrônica de dados em oftalmologia com ênfase em estrabismo através da coleta padronizada de informações. Informatizar esta base sob a forma de software para a coleta sistemática de dados chamado "Protocolo Eletrônico" e incorporar este "Protocolo Eletrônico" da Oftalmologia ao Sistema Integrado de Protocolos Eletrônicos (SINPE(c)).

Métodos:

este é um estudo descritivo e a metodologia aplicada em seu desenvolvimento está didaticamente dividida em três fases: 1) criação da base teórica de dados clínicos de oftalmologia com ênfase em estrabismo; 2) informatização da base teórica dos dados utilizando o SINPE(c); e 3) interpretação das informações com demonstração dos resultados. A informatização da base de dados foi realizada pela utilização da concessão de uso do SINPE(c). Foram incluídos neste protocolo 50 pacientes com estrabismo para validação do protocolo.

Resultados:

o protocolo eletrônico desenvolvido permitiu armazenar informações relacionadas à anamnese, exame físico, exames complementares, diagnóstico e tratamento de pacientes com doenças oftalmológicas, com ênfase em estrabismo. Foram incluídos neste trabalho 2141 itens no protocolo mestre e foram criados 20 protocolos específicos de estrabismo, cada um com suas particularidades. Os 50 pacientes que foram incluídos nos protocolos específicos demonstraram a eficácia do método empregado.

Conclusão:

foi criada uma base eletrônica de dados em oftalmologia com ênfase em estrabismo através da coleta padronizada de informações. Esta base de dados foi informatizada sob a forma de software onde os futuros usuários poderão utilizar o protocolo eletrônico multiprofissional de doenças oftalmológicas com ênfase em estrabismo para a coleta de seus dados.

Keywords : Protocolos; Protocolos Clínicos; Coleta de Dados; Oftalmologia; Estrabismo..

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )