Acessibilidade / Reportar erro

A experiência de uma Liga Acadêmica: impacto positivo no conhecimento sobre trauma e emergência

RESUMO

Objetivo:

avaliar o crescimento do conhecimento dos integrantes da Liga de Trauma, Reanimação e Emergência em comparação com um grupo não participante, de características semelhantes, na Universidade Federal Fluminense.

Métodos:

foram avaliados 50 ligantes e 50 não ligantes (grupo controle), através de questionários aplicados no início e no fim de um ano letivo. Foi utilizado um modelo linear generalizado, com efeito de interação entre grupos e provas (comparações múltiplas com correção de Bonferroni). Foram incluídas como variáveis de controle: sexo, período, idade e realização de algum outro curso sobre tema similar.

Resultados:

observou-se um incremento de 22 pontos percentuais (p<0,001) para o grupo com mais de 75% de presença na Liga em comparação aos oito pontos do grupo controle (p<0,05). Não houve crescimento com significância estatística para o grupo com menos de 75% de presença.

Conclusão:

o crescimento de conhecimento foi significativamente maior no grupo assiduamente participante da Liga, o que reforça sua importância na complementação do conteúdo tradicional dos cursos de medicina.

Descritores:
Ensino; Educação Médica; Estudantes de Medicina; Emergências; Traumatologia

Colégio Brasileiro de Cirurgiões Rua Visconde de Silva, 52 - 3º andar, 22271- 090 Rio de Janeiro - RJ, Tel.: +55 21 2138-0659, Fax: (55 21) 2286-2595 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista@cbc.org.br