SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número7Clear Cell Adenocarcinoma of the Endocervix in a 7-year-old Child índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

versión impresa ISSN 0100-7203versión On-line ISSN 1806-9339

Resumen

MAESTA, Izildinha et al. Mola Completa em Gravidez Gemelar: relato de Caso. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 1998, vol.20, n.7, pp.415-419. ISSN 1806-9339.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72031998000700008.

A gravidez gemelar na qual coexistem um feto normal e uma mola completa é um evento raro. Complicações clínicas e aumento de risco de malignização são de importância nesta patologia. Este trabalho descreve um caso de diagnóstico tardio em decorrência da presença do feto. Este diagnóstico foi feito no momento da resolução da gestação e confirmado por estudo histopatológico e citometria de fluxo. A resolução da gestação foi por via transpélvica em decorrência de hemorragia uterina maciça. O seguimento pós-molar evidenciou a persistência de níveis elevados de bhCG, obtendo-se remissão completa da doença com o uso do metotrexato. À luz deste caso, discutem-se o diagnóstico, a história natural e a conduta desta rara intercorrência na clínica obstétrica.

Palabras clave : Doença trofoblástica gestacional; Gravidez gemelar; Hemorragias da gestação; Quimioterapia; Ultra-sonografia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons