SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4Perfuração de Luvas durante Cirurgias GinecológicasBalão Térmico para Ablação Endometrial: Resultados Preliminares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

versão impressa ISSN 0100-7203

Resumo

LIMA-JUNIOR, José Alaércio de Toledo; PINTO-NETO, Aarão Mendes; COSTA-PAIVA, Lúcia Helena Simões  e  PEDRO, Adriana Orcesi. Variação no Índice de Massa Corporal em Usuárias de Terapia de Reposição Hormonal. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2000, vol.22, n.4, pp. 229-233. ISSN 0100-7203.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032000000400007.

Objetivo: avaliar os efeitos da terapia de reposição hormonal sobre o índice de massa corporal de mulheres na pós-menopausa. Casuística e Métodos: foram avaliadas retrospectivamente, por um período de três anos, 166 usuárias e 136 não-usuárias de reposição hormonal, acompanhadas no Ambulatório de Menopausa do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, avaliando-se a variação desse parâmetro ao final de cada ano em relação ao inicial. A análise dos dados foi realizada usando-se o testec2, o teste t de Student e o teste de Mann-Whitney para amostras independentes. Resultados: não foram observadas variações significativas no índice de massa corporal, quando se compararam as usuárias e não-usuárias durante os três anos de observação. Conclusão: a terapia de reposição hormonal não produziu alterações no índice de massa corporal em mulheres adequadamente acompanhadas durante o seu uso.

Palavras-chave : Menopausa; Terapia de reposição hormonal; Índice de massa corporal; Obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português