Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia
Print version ISSN 0100-7203On-line version ISSN 1806-9339
Abstract
AZEVEDO, Patrícia de Fátima et al. Citomegalovirose congênita: relato de caso. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2005, vol.27, n.12, pp.750-758. ISSN 1806-9339. https://doi.org/10.1590/S0100-72032005001200008.
A citomegalovirose congênita sintomática é entidade clínica de grande importância devido a sua vasta sintomatologia fetal. No Brasil, o diagnóstico intra-útero é ainda pouco realizado, apesar do grande arsenal propedêutico. Relatamos um caso de citomegalovirose congênita grave com hepatoesplenomegalia, agenesia parcial do vérmix cerebelar, calcificações intracranianas, placentomegalia, aumento da ecogenicidade intestinal e renal, cardiomegalia, hipoplasia pulmonar, derrame pericárdico e ascite. A ressonância nuclear magnética fetal foi utilizada para confirmação dos achados ultra-sonográficos. A amniocentese foi realizada para análise do líquido amniótico por meio da PCR, sendo evidenciado resultado positivo. O óbito fetal foi constatado na 31ª semana de gestação, sendo confirmados os achados através da citopatologia e estudo anatomopatológico do natimorto. O arsenal propedêutico existente, na atualidade, para diagnóstico intra-útero da citomegalovirose congênita é de grande importância para confirmação diagnóstica e determinação do prognóstico fetal.
Keywords : Citomegalovírus; Infecções por citomegalovirus [congênito]; Diagnóstico pré-natal; Ultrasonografia pré-natal; Imagem por ressonância magnética.