SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue10Pregnancy and delivery after arterial embolization for fibroid treatmentTreatment of a viable cervical pregnancy with a single-intraamniotic methotrexate injection: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203

Abstract

MARTINS, Carmen Lívia da Silva et al. Doença celíaca e infertilidade feminina: associação freqüentemente negligenciada. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2006, vol.28, n.10, pp. 601-606. ISSN 0100-7203.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032006001000006.

OBJETIVO: Verificar a existência de associação entre subfertilidade ou infertilidade e concomitante presença de doença celíaca nas mulheres atendidas em ambulatório de hospital geral especializado em reprodução humana. MÉTODOS: O delineamento do estudo foi do tipo caso-controle. Os casos foram constituídos por um grupo de 200 mulheres com queixa de dificuldade para engravidar, e um grupo controle formado por 400 mulheres atendidas no mesmo ambulatório com queixas variadas, mas sem problemas de fertilidade. Ambos os grupos de pacientes foram submetidos a pesquisa de anticorpos antiendomísio pelo método de imunofluorescência indireta. Nos casos positivos, o diagnóstico foi confirmado por biópsia duodenal endoscópica e exame histopatológico. RESULTADOS: Os testes antiendomísio no grupo com dificuldade para engravidar resultaram positivos em três pacientes (1,5%). O diagnóstico de doença celíaca foi confirmado por subseqüente exame histopatológico da mucosa duodenal. Todas as pacientes pertencentes ao grupo controle apresentaram testes sorológicos negativos. CONCLUSÕES: O fato de terem sido encontrados casos de doença celíaca somente entre mulheres com queixas de dificuldade para engravidar parece um dado relevante e sugestivo de ser a doença celíaca mais comum entre mulheres inférteis; porém, há necessidade de novos estudos com tamanho de amostra maior para confirmação definitiva dessa provável associação.

Keywords : Doença celíaca; Infertilidade feminina; Estudos de casos e controles.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese