SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue8Factors associated with changes in energy intake of women after treatment for breast cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

Print version ISSN 0100-7203

Abstract

POLISSENI, Fernanda et al. Síndrome hiperandrogênica em mulher na pós-menopausa: relato de caso. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2011, vol.33, n.8, pp. 214-220. ISSN 0100-7203.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-72032011000800008.

RESUMO As síndromes hiperandrogênicas englobam doenças que se manifestam através de um aumento da atividade biológica dos androgênios e podem ter origem em patologias neoplásicas ou funcionais. Os tumores ovarianos secretores de androgênios constituem cerca de 1% das neoplasias do ovário. O tumor de células esteroides é um dos tipos mais raros, sendo responsáveis por menos de 0,1% de todos os tumores ovarianos. São habitualmente benignos, de pequenas dimensões e unilaterais. Neste relato, apresenta-se o caso raro de um tumor unilateral de células esteroides. Paciente do sexo feminino, 60 anos, por hirsutismo, hipertorfia do clitóris e elevação dos níveis séricos de estradiol, com quatro meses de evolução. Apresentava níveis elevados de testosterona total e de 17-OH-Progesterona.

Keywords : Hiperandrogenismo/complicações; Virilismo/etiologia; Hirsutismo; Neoplasias ovarianas/complicações; Hormônios esteroides gonodais; Climatério; Pós-menopausa; Relatos de casos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese