SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número5Quality of Life among University Students with Premenstrual SyndromeMaternal Exposure to Alcohol and Low Birthweight: A Systematic Review and Meta-Analysis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

versión impresa ISSN 0100-7203versión On-line ISSN 1806-9339

Resumen

PERACOLI, José Carlos et al. Pré-eclâmpsia/Eclâmpsia. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2019, vol.41, n.5, pp.318-332.  Epub 27-Jun-2019. ISSN 1806-9339.  http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1687859.

A pré-eclâmpsia é uma doença multifatorial e multissistêmica específica da gestação. É classicamente diagnosticada pela presença de hipertensão arterial associada à proteinúria em gestante previamente normotensa após a 20a semana de gestação. A préeclâmpsia também é considerada na ausência de proteinúria se houver lesão de órgãoalvo. A presente revisão tem uma abordagem geral focada em aspectos de interesse prático na assistência clínica e obstétrica dessas mulheres. Assim, explora a etiologia ainda desconhecida, aspectos atuais da fisiopatologia e do diagnóstico e diagnóstico diferencial de convulsões, a abordagem da predição da doença, seus resultados adversos e prevenção. A conduta baseia-se em princípios gerais, tratamento clínico não farmacológico e farmacológico de situações graves ou não graves, com ênfase na crise hipertensiva e eclâmpsia. O controle obstétrico se fundamenta na pré-eclâmpsia sem ou com sinais de deterioração clínica e/ou laboratorial, estratificação da idade gestacional abaixo de 24 semanas, entre 24 e menos de 34 semanas e 34 ou mais semanas de gestação e orientação na via de parto. Uma abordagem imediata do puerpério e repercussões na vida futura de gestantes que desenvolvem pré-eclâmpsia também foram apresentadas.

Palabras clave : gestação; distúrbios hipertensivos; hipertensão arterial; pré-eclâmpsia; eclâmpsia.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )