SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Resposta humoral, recuperação bacteriana e lesões histológicas em camundongos geneticamente selecionados para bons e maus produtores de anticorpos e Balb/c, frente à infecção por Leptospira interrogans sorovar icterohaemorrhagiae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

SPILKI, Fernando R. et al. Herpesvírus bovino tipo 5 (BHV-5) em bovino infectado pelo vírus da raiva. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2003, vol.23, n.1, pp. 1-4. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2003000100001.

O encéfalo de um bezerro macho, de um ano de idade, que morreu com sinais de doença neurológica, foi submetido ao laboratório para diagnóstico de raiva. O exame histopatológico revelou mielite moderada, meningoencefalite leve com infiltração perivascular e corpúsculos de Negri nas células de Purkinje do cerebelo. A infecção pelo vírus rábico foi ainda confirmada por imunofluorescência direta e por inoculação em camundongos. Além disso, um herpesvírus foi isolado dos tecidos do encéfalo. O vírus isolado foi antigênica e geneticamente caracterizado como Herpesvírus bovino tipo 5 (BHV-5). Não foi possível determinar se o BHV-5 teve algum papel ativo no desfecho da enfermidade, uma vez que o vírus poderia estar presente em forma latente nos tecidos neurais. Este é o primeiro relato de uma infecção mista pelo vírus da raiva e BHV-5 em bovinos.

Palavras-chave : Herpesvírus bovino tipo 5; BHV-5; raiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês