SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Ovine experimental immunosuppression using cyclophosphamideBovine herpesvirus type-5 meningoencephalitis and malacia: histological lesions distribution in the central nervous system of naturally infected cattle índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versión impresa ISSN 0100-736X

Resumen

AMARAL, Armando Lopes et al. Fatores de risco associados à ocorrência de linfadenite em suínos na fase de crescimento-terminação. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2004, vol.24, n.3, pp. 120-122. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2004000300002.

Realizou-se estudo epidemiológico em 60 unidades de terminação de suínos (UT), pertencentes a produtores integrados às principais agroindústrias dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esses produtores foram selecionados em função da ocorrência de linfadenite em lotes de suínos abatidos. O tamanho dos lotes acompanhados em cada UT variou de 22 a 960 suínos. Os animais foram considerados positivos ou negativos para linfadenite, pela avaliação de rotina do Serviço de Inspeção Federal (SIF) no abate. Para coleta dos dados nas UT, foi aplicado um questionário com 156 variáveis em uma única visita às granjas. Nos lotes das 60 UT estudadas, a percentagem de animais positivos para linfadenite foi de 10,37%. Do conjunto de variáveis analisadas foram identificados nove fatores de risco (variáveis explicativas) associados à ocorrência de linfadenite (variável objetiva), os quais são: a má higiene dos comedouros e bebedouros, a água não tratada, a má conservação das instalações, o transporte de ração e animais com o mesmo caminhão, a produção de ração na propriedade, o acesso de outros animais à fabrica de ração, a estocagem de ração pronta em caixas ou sacos e o manejo na produção de animais em sistema contínuo.

Palabras llave : Suínos; fatores de risco; linfadenite.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués