SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número4Intoxicação por Sorhgum halepense (Poaceae) em bovinos no semi-árido índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

ALMEIDA, Robson F.C. et al. Resposta imune específica de bovinos experimentalmente sensibilizados com inóculos inativados de Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2006, vol.26, n.4, pp. 195-200. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2006000400002.

O diagnóstico presuntivo da tuberculose bovina é baseado na análise da resposta imune celular a antígenos micobacterianos. Procedeu-se à simulação experimental de sensibilização por Mycobacterium bovis e Mycobacterium avium inativados em bovinos a fim de acompanhar a resposta imune a partir do teste cervical comparativo e da evolução da produção específica de interferon-gama, além de identificar a interferência de reações inespecíficas por M. avium nos resultados dos testes. Verificou-se que os animais desencadearam resposta de hipersensibilidade tardia contra os bacilos inativados, e que ambos os testes diagnósticos da tuberculose bovina foram eficientes na identificação dos animais sensibilizados com M. bovis e na discriminação das reações geradas pela inoculação dos bovinos com M. avium.

Palavras-chave : Mycobacterium bovis; Mycobacterium avium; interferon-gama; tuberculina; resposta imune.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português