SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número12Imunoglobulinas no trato respiratório de bezerros sadios durante o primeiro mês de vidaVariabilidade sazonal no ducto epididimário de codorna doméstica: observações morfológicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

GUIMARAES, Juliana P. et al. Mecanoreceptores da mucosa palatina de avestruz (Struthio camelus): estudo ao microscópio de luz. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2007, vol.27, n.12, pp. 491-494. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2007001200004.

Foram estudados corpúsculos de Herbst da mucosa palatina de avestruz em nível de microscopia de luz. Os corpúsculos compõem-se de uma cápsula externa, cápsula interna e axônio central. A cápsula externa apresentou numerosas lamelas, enquanto que a cápsula interna mostrou estrutura de folhas compactas. Os corpúsculos apresentaram formato ovalado ou circular e circundado por espessos feixes de fibras colágenas. Cada lamela estava composta de uma densa rede de fibras espessas. Os axônios terminais estavam situados ao longo do eixo, terminando em um bulbo terminal. As fibras da cápsula externa, coradas por Picrosirius e examinadas no microscópio óptico sob luz polarizada, revelou a presença de fibras colágenas do tipo I em verde e na região periférica observou-se grande quantidade de fibras colágenas do tipo III. Os corpúsculos apresentaram-se envoltos por células planas e envoltos por fibras colágenas.

Palavras-chave : Mecanorreceptores; mucosa palatina; avestruz; microscopia de luz.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português