SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número9Bioquímica sérica de avestruzes (Struthio camelus) com quatro dias de idadeMetabolismo oxidativo dos neutrófilos de bezerros das raças Nelore e Limousin nos primeiros quatro meses de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

PIGATTO, João A.T. et al. Análise morfológica com microscopia especular do endotélio corneal em olhos de cães. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2008, vol.28, n.9, pp. 427-430. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2008000900006.

Foram estudados 20 olhos de 10 cães sem raça definida, machos e fêmeas com 6 anos de idade. A morfologia das células do endotélio da córnea foi analisada utilizando-se microscópio especular de contato. Foram estudadas as regiões central e periférica da córnea. De cada região da córnea foram realizadas três micrografias. De cada micrografia foram analisadas no mínimo 100 células endoteliais. Foram obtidos os valores do polimegatismo e pleomorfismo. O endotélio corneano de cães caracterizou-se por uma monocamada de células poligonais uniformes em tamanho e forma. A forma predominante das células endoteliais foi hexagonal. O índice de polimegatismo foi 0.22. Este estudo demonstrou que a morfologia das células do endotélio da córnea de cães é semelhante à observada em humanos.

Palavras-chave : Cães; endotélio corneano; morfologia; microscopia especular; Canis familiaris.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês