SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2The maspin expression in canine mammary tumors: an immunohistochemical and molecular studyHistological aspects of canine and feline skin as a tool for dermatopathology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

SILVA, Éverton F. et al. Soroprevalência da infecção leptospiral em capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) abatidas em um frigorífico do Rio Grande do Sul. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2009, vol.29, n.2, pp. 174-176. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2009000200016.

Capivaras (Hydrochoerus hydrochaeris) são roedores selvagens do continente americano com crescente importância comercial como fonte alternativa de carne para o consumo humano. Nessa espécie, os estudos sobre a soroprevalência da infecção leptospiral são escassos e restritos aos espécimes de vida livre. Relatamos aqui reações positivas para anticorpos aglutinantes anti-leptospiras em 27,3% (6/22) das capivaras abatidas em um frigorífico do Rio Grande do Sul. Os níveis mais altos de anticorpos sugerem infecção pelo sorogrupo Australis devido à reação para uma cepa de referência do sorovar Bratislava e para um isolado canino local do sorovar Australis, caracterizado como Leptospira noguchii. Esses resultados ressaltam que considerável parcela de capivaras criadas em cativeiro podem funcionar como reservatório de leptospiras patogênicas e chamam atenção para o risco ocupacional dos trabalhos que envolvem a criação e o abate dessa espécie animal.

Keywords : Leptospirose; capivara; sorologia; aglutininas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese