SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue8Avaliação da relação proteína-creatinina urinária em gatos com doença renal crônica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

IRINO, Eduardo T. et al. Avaliação eletrocardiográfica em cães submetidos à pneumonectomia direita. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2009, vol.29, n.8, pp. 599-604. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2009000800001.

O propósito das ressecções pulmonares em cães e gatos, quer sejam por lobectomia ou pneumonectomia, é a cura ou paliação de processos broncopulmonares sempre que os meios conservadores de tratamento clínico sejam considerados ineficientes. Tendo em vista as significativas alterações resultantes da pneumonectomia, novos estudos experimentais devem ser feitos para avaliar as vantagens dessa intervenção cirúrgica e determinar a maneira como aplicá-la com segurança. O presente estudo tem como objetivo avaliar as alterações eletrocardiográficas em dez cães adultos de ambos os sexos, sem raça definida, com 10-30 kg, submetidos à pneumonectomia direita. Foram avaliados diariamente os parâmetros clínicos de cada cão e as alterações em todas as derivações do eletrocardiograma. Todos os cães apresentaram um bom desenlace pós-operatório. Apenas um cão apresentou alteração de relevância clínica, um caso de complexos ventriculares prematuros, possivelmente decorrente da parada cardiorrespiratória, que foi revertido com sucesso. Houve diminuição da amplitude dos complexos QRS nos primeiros 14 dias, retornado ao normal após 60 dias de pós-operatório.

Keywords : Pneumonectomia; cardiologia; eletrocardiograma; cães.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese