SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número10Caracterização da fusão caruncular em gestações naturais e de conceptos bovinos clonadosBiopsia do cório fetal em cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

FERREIRA, Guilherme J. et al. Aspectos Morfológicos do cordão umbilical de búfalos (Bubalus bubalis). Pesq. Vet. Bras. [online]. 2009, vol.29, n.10, pp. 788-792. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2009001000002.

Búfalo é uma importante fonte de recurso nos rebanhos animais, apresentando uma grande participação na agropecuária, provendo leite, carne e força de trabalho. O Cordão umbilical é responsável pela troca de nutrientes materno-fetais durante a gestação, e suas alterações podem comprometer o desenvolvimento fetal. Nós investigamos dez úteros gravídicos de búfalos de raças cruzadas em fases diferentes de gestação. O período de gestação e a idade fetal foram determinados pelo comprimento ápice sacral, aplicando fórmulas previamente estabelecidas. Posteriormente mediu-se o comprimento do cordão umbilical. A rede vascular do cordão umbilical e anastomoses foram observadas por injeção ou látex de neoprene. O cordão umbilical foi estudado a partir de cortes histológicos, corados por HE, picrossirius, azul de Toluidina, orceína e reação histoquímica de PAS. O cordão umbilical de búfalos é formado por duas artérias centrais, ducto alantóide e duas veias periféricas e apresentam forma de ampulheta. A parede da artéria umbilical é composta por grande quantidade de fibras colágenas e elásticas, fibroblastos e um grande número de vasa vasorum. O ducto alantóide fica alocado entre as artérias e apresenta um grande número de pequenos vasos nutritivos. Os vasos nutritivos devem ser cuidadosamente identificados para evitar-se confundi-los com vasa vasorum. O comprimento médio do cabo de cordão umbilical dos búfalos era 11.8cm (mínimo de 6.8cm e máximo de 17.4cm).

Palavras-chave : Búfalo; cordão umbilical; anatomia macroscópica; microscópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês