SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número10Caracterização da fusão caruncular em gestações naturais e de conceptos bovinos clonadosBiopsia do cório fetal em cães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

FERREIRA, Guilherme J. et al. Aspectos Morfológicos do cordão umbilical de búfalos (Bubalus bubalis). Pesq. Vet. Bras. [online]. 2009, vol.29, n.10, pp. 788-792. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2009001000002.

Búfalo é uma importante fonte de recurso nos rebanhos animais, apresentando uma grande participação na agropecuária, provendo leite, carne e força de trabalho. O Cordão umbilical é responsável pela troca de nutrientes materno-fetais durante a gestação, e suas alterações podem comprometer o desenvolvimento fetal. Nós investigamos dez úteros gravídicos de búfalos de raças cruzadas em fases diferentes de gestação. O período de gestação e a idade fetal foram determinados pelo comprimento ápice sacral, aplicando fórmulas previamente estabelecidas. Posteriormente mediu-se o comprimento do cordão umbilical. A rede vascular do cordão umbilical e anastomoses foram observadas por injeção ou látex de neoprene. O cordão umbilical foi estudado a partir de cortes histológicos, corados por HE, picrossirius, azul de Toluidina, orceína e reação histoquímica de PAS. O cordão umbilical de búfalos é formado por duas artérias centrais, ducto alantóide e duas veias periféricas e apresentam forma de ampulheta. A parede da artéria umbilical é composta por grande quantidade de fibras colágenas e elásticas, fibroblastos e um grande número de vasa vasorum. O ducto alantóide fica alocado entre as artérias e apresenta um grande número de pequenos vasos nutritivos. Os vasos nutritivos devem ser cuidadosamente identificados para evitar-se confundi-los com vasa vasorum. O comprimento médio do cabo de cordão umbilical dos búfalos era 11.8cm (mínimo de 6.8cm e máximo de 17.4cm).

Palavras-chave : Búfalo; cordão umbilical; anatomia macroscópica; microscópica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês