SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número11Intoxicações por plantas em ruminantes e equídeos no Sertão ParaibanoPráticas de manejo sanitário e frequência de doenças em ovinos leiteiros na Argentina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

CAMARA, Antônio Carlos L. et al. Síndrome do abscesso pituitário em bezerros na Região Centro-Oeste. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2009, vol.29, n.11, pp. 925-930. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2009001100011.

A síndrome do abscesso pituitário é uma doença neurológica responsável por casos esporádicos e surtos, principalmente em bezerros, ocasionando alto índice de mortalidade. Descreve-se a ocorrência e os achados clínicos, laboratoriais e anátomo-patológicos em três bezerros com síndrome do abscesso pituitário no Centro-Oeste do Brasil. Os animais tinham 8-11 meses de idade e os sinais clínicos mais marcantes relacionaram-se aos sinais nervosos de origem cerebral e do tronco encefálico com evolução clínica de 7-20 dias. A hematologia revelou leucocitose por neutrofilia e hiperfibrinogenemia. A análise do líquido céfalo-raquidiano apresentou pleocitose neutrofílica. Arcanobacterium pyogenes foi isolado do líquido céfalo-raquidiano. Um dos bezerros apresentou recuperação após antibioticoterapia. A mortalidade foi de 66,6% (2/3). Os achados de necropsia consistiram em um único abscesso de localização parapituitária ou situado no parênquima da glândula; um dos bezerros apresentou rinite necrosante e outro, broncopneumonia abscedativa. O exame histológico do sistema nervoso central revelou ausência quase completa do tecido hipofisário normal, devido à necrose extensa e infiltrado inflamatório neutrofílico difuso concomitante. Reitera-se a importância da realização de práticas de manejo adequadas a fim de reduzir a incidência de inúmeras enfermidades, principalmente em bezerros, dentre elas a síndrome do abscesso pituitário.

Palavras-chave : Abscesso; bezerros; doenças bacterianas; hipófise; sistema nervoso central.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português