SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Experimental poisoning by Brachiaria decumbens in feedlot sheep author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

GAVA, Aldo et al. Intoxicação por Trema micrantha (Ulmaceae) em caprinos no Estado de Santa Catarina. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 191-194. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2010000300001.

Vinte e cinco caprinos, criados em piquetes, morreram nos cinco dias subsequentes ao fornecimento de folhas de Trema micrantha (fam.Ulmaceae), uma árvore com nome comum de grandiúva. Quatro caprinos foram necropsiados e amostras de vísceras foram coletadas para exame histológico. As principais alterações clínicas foram: apatia, anorexia, cabeça apoiada contra obstáculos, decúbito e morte. Achados macroscópicos incluíram sufusões no epicárdio e endocárdio; fígado levemente amarelado e com padrão lobular evidente e, em um caso, acompanhado de hemorragias multifocais. Na histologia observou-se necrose hepática, que variava de centrolobular a massiva, compatível com hepatopatia tóxica. No SNC havia satelitose, tumefação neuronal, edema periaxonal, perivascular. O diagnóstico de intoxicação por Trema micrantha foi baseado no quadro clínico e lesional de hepatite tóxica associado ao uso da planta para alimentação de caprinos.

Keywords : Plantas tóxicas; Trema micrantha; Ulmaceae; grandiúva; intoxicação por planta; planta hepatotóxica; caprinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese