SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Infecção por Anaplasma marginale em bovinos na Amazônia Sul Ocidental, BrasilAvaliação de técnicas de biópsia renal em ovinos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

GAVA, Aldo et al. Intoxicação espontânea e experimental por Brachiaria radicans (tanner-grass) em bovinos. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 255-259. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2010000300012.

Brachiaria radicans (tanner-grass,) cresce bem em solos úmidos. Em Santa Catarina é encontrada principalmente nas regiões dos vales dos rios Tubarão e Itajaí. Quando ingerida em grandes quantidades pelos bovinos induz anemia hemolítica, hemoglobinúria, diarreia e pode evoluir para a morte. O objetivo deste trabalho foi avaliar os dados epidemiológicos e clínico-patológicos causados por B. radicans em bovinos. A planta foi administrada a 12 bovinos em doses de 50-100% da dieta. Os animais que receberam uma dieta que consistia de 100% da planta, originária de solos turfosos, mostraram hemoglobinúria, diarreia, mucosas vermelho-escuras e recuperação após suspensão da ingestão da planta. Exames de sangue e urina revelaram anemia, hemoglobinúria e proteinúria. A histopatologia de material coletado de bovinos que morreram pela doença espontânea, revelou necrose hepática coagulativa e paracentral e nefrose hemoglobinúrica. B. radicans mostrou ser tóxica para bovinos somente quando cresce em solos férteis e se consistir de 100% da dieta.

Palavras-chave : plantas tóxicas; brachiaria radicans; gramineae; intoxicação por planta; bovinos; anemia hemolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português