SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Intoxicação espontânea e experimental por Brachiaria radicans (tanner-grass) em bovinosDoenças do sistema nervoso de bovinos no semiárido nordestino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

NESPOLI, Pedro B. et al. Avaliação de técnicas de biópsia renal em ovinos. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2010, vol.30, n.3, pp. 260-266. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2010000300013.

Devido à escassez de trabalhos sobre biópsias renais em ovinos foi desenvolvido um estudo comparativo entre três técnicas de biópsia renal nesta espécie. Neste estudo foram utilizadas nove ovelhas (26,64 kg ±4,86) mestiças (Santa Inês) em procedimentos seriados, com intervalos consecutivos de uma semana. Foram avaliados os aspectos clínicos, achados de patologia clínica, o peso das amostras renais, a qualidade histológica, o número de glomérulos e a presença de artefatos no corte histológico da técnica de biópsia percutânea cega, da biópsia guiada por ultrassonografia e do procedimento videolaparoscópico. Não foram observadas alterações hematológicas ou bioquímicas relevantes nos animais submetidos às biópsias renais e as manifestações clínicas detectadas foram leves e transitórias, exceto por um caso de obstrução uretral por coágulo sangüíneo. A técnica percutânea cega foi relacionada à maior ocorrência e gravidade de hematúria, com danos mais graves ao tecido renal e com o único caso de obstrução do fluxo urinário. Na técnica videolaparoscópica, o peso médio das amostras foi superior e a hematúria discreta e transitória. Verificou-se relação direta entre a ocorrência de hematúria grave e a presença de epitélio de transição nas amostras e o número de tentativas utilizado para a obtenção dos fragmentos.

Palavras-chave : Ovinos; biópsia renal; videolaparoscopia; ultrassonografia; ovinos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português