SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número9Full field electrorretinogram standartization in dogsInterference of age and repetition of the same noxious stimulus on hyperalgesia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versión impresa ISSN 0100-736X

Resumen

ARAUJO, Valdevane Rocha et al. A Proteína Morfogenética Óssea-6 (BMP-6) induz a atresia em folículos primordiais caprinos cultivados in vitro. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2010, vol.30, n.9, pp. 770-781. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2010000900010.

O presente estudo investigou os efeitos da proteína morfogenética óssea-6 (BMP-6) no desenvolvimento in vitro de folículos primordiais caprinos. Amostras de córtex ovariano de cabras foram cultivados por 1 ou 7 dias em Meio Essencial Mínimo (meio controle) suplementado com diferentes concentrações de BMP-6. As taxas de sobrevivência, ativação e crescimento foram avaliadas por histologia clássica e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Após 7 dias de cultivo, a análise histológica demonstrou que a BMP-6 aumentou o percentual de folículos primordiais degenerados no dia 7 quando comparados ao controle fresco (D0). Além disso, houve um aumento significativo do diâmetro folicular e oocitário em ambos os períodos de cultivo em todos os tratamentos na presença de BMP-6. Com a progressão do cultivo do dia 1 para o dia 7, nos tratamentos com 1 ou 50ng/ml de BMP-6, foi observado um aumento significativo no diâmetro folicular. Entretanto, contrário ao observado no meio controle, a MET revelou que os folículos cultivados nesses tratamentos apresentavam sinais evidentes de atresia. Em conclusão, esse estudo demonstrou que a BMP-6 afeta negativamente a sobrevivência e a ultra-estrutura de folículos primordiais caprinos.

Palabras llave : Superfamília TGF-β; foliculogênese; célula germinativa; fatores de crescimento; caprinos.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés