SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número4Campilobacteriose genital bovina e tricomonose genital bovina: epidemiologia, diagnóstico e controleAvaliação da produção lacrimal pelo teste da lágrima de Schirmer-1 modificado durante o período neonatal em gatos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736X

Resumo

SANTOS, R.P. et al. Recuperação funcional em cães com doença do disco intervertebral toracolombar sem percepção à dor profunda: 37 casos (2002-2010). Pesq. Vet. Bras. [online]. 2011, vol.31, n.4, pp. 345-349. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2011000400012.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a recuperação funcional de 37 cães com diagnóstico de doença do disco intervertebral (DDIV) toracolombar, sem percepção da dor profunda superior a 48 horas e não submetidos ao tratamento cirúrgico. Os dados identificados foram: raça, idade, sexo, localização da lesão, perda da percepção da dor profunda, duração dos sinais clínicos, recuperação funcional, retorno da percepção da dor profunda, recidivas, eutanásias ou morte. Foi observada recuperação funcional em 11 cães (55%), sendo seis deles entre 30 e 60 dias após o início dos sinais clínicos. Dos onze cães que tiveram recuperação funcional satisfatória, dois (18%) não tiveram retorno da percepção à dor profunda. Pode-se concluir que cães com diagnóstico de DDIV sem percepção à dor profunda superior a 48 horas e não submetidos ao tratamento cirúrgico podem apresentar recuperação funcional satisfatória e são necessários, no mínimo, 30 dias do início dos sinais clínicos para estabelecer um prognóstico quanto ao retorno dos movimentos voluntários.

Palavras-chave : Doenças de cães; doença do disco intervertebral; paraplegia; recuperação funcional; neurologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português