SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Phylogenetic and pathotype analysis of Escherichia coli swine isolates from Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

BEZERRA, Mauro José Gonçalves et al. Epididimite ovina por Actinobacillus seminis no Estado de Pernambuco. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.5, pp. 369-373. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000500001.

Relata-se a ocorrência de orquite e epididimite ovina associada ao isolamento de Actinobacillus seminis no Estado de Pernambuco. Clinicamente observou-se aumento de volume nos testículos e epidídimos, dor e aumento de temperatura local à palpação, e atrofia testicular bilateral. Após o abate observou-se a presença de conteúdo purulento no epidídimo. À microscopia dos testículos observou-se espessamento da túnica albugínea, necrose de coagulação e calcificação de túbulos seminíferos, infiltrado inflamatório com predominância de linfócitos entre túbulos seminíferos, além de mineralização incipiente de túbulos. No epidídimo observou-se intensa proliferação de tecido conjuntivo ao redor dos ductos epididimários. O diagnóstico de orquite e epididimite por Actinobacillus seminis foi confirmado pela associação dos achados clínico-patológicos, isolamento e identificação da bactéria.

Keywords : Epididimite; Actinobacillus seminis; ovinos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese