SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Phylogenetic and pathotype analysis of Escherichia coli swine isolates from Southern BrazilExperimental poisoning by Baccharis megapotamica var. weirii in buffalo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

SONNE, Luciana et al. Infecção sistêmica por Yersinia enterocolitica em chinchilas (Chinchilla laniger). Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.5, pp. 379-382. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000500003.

Yersinia enterocolitica é uma bactéria Gram-negativa que causa infecções em diversas espécies de mamíferos. O agente, geralmente, provoca infecções restritas ao intestino e linfonodos mesentéricos, porém a infecção pode se tornar sistêmica ocasionando lesões em outros órgãos como fígado e baço. Neste trabalho descrevem-se dois surtos de infecções sistêmicas causadas pela Yersinia enterocolitica em criatórios comerciais de chinchilas no Rio Grande do Sul (Brasil). Os proprietários relatavam que os animais acometidos apresentavam apatia, anorexia e morte. Foram encaminhados 13 animais para a realização de necropsia. No exame post mortem dos animais observou-se esplenomegalia, hepatomegalia e áreas multifocais esbranquiçadas no fígado, baço, pulmões, rins e intestino. No exame microscópico visualizou-se infiltrado inflamatório de neutrófilos e macrófagos, necrose, deposição de fibrina e ocasionalmente pode ser observado coco-bacilos no centro das áreas de necrose. No cultivo bacteriológico obteve-se o crescimento de Yersinia enterocolitica nos animais provenientes dos dois criatórios. O agente foi isolado de amostras no fígado, baço, intestino e pulmões dos animais necropsiados, além do cultivo de fezes de animais de uma das propriedades acometidas. A yersiniose, portanto, é uma patologia que deve ser investigada em casos de mortalidade de chinchilas.

Keywords : Chinchilla laniger; infecção; Yersinia enterocolitica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese