SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número5Potential of neural transdifferentiation of mesenchymal stem cells from equine bone marrowSaimiri sciureus' hard palate morphology índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pesquisa Veterinária Brasileira

versión impresa ISSN 0100-736X

Resumen

COSTA, Gerlane M.; LIMA, Ana R.; LIMA, Mendelson G. de  y  KFOURY JR, José R. Histologia e ultraestrutura do rim e rim cefálico do pacu. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.5, pp. 453-458. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000500014.

O pacu, Piaractus mesopotamicus, é um teleósteo da Família Characidae, intensivamente cultivado no Brasil devido sua rusticidade, crescimento rápido e fácil adaptação. O conhecimento morfológico dos sistemas corpóreos, incluído órgãos linfóide, se faz necessário, para uma melhor produção no cultivo de peixes, fornecendo subsídios na manutenção dos estoques. O objetivo deste estudo foi descrever morfologicamente o rim e rim cefálico de Piaractus mesopotamicus, analisando os perfis celulares de cada órgão com o uso de microscopia de luz e microscopia eletrônica de transmissão. O resultado da análise macroscópica mostrou que a localização do rim e rim cefálico são as mesmas encontradas na maioria dos teleósteos. O rim apresentou uma forma em "H", onde a região média se expandia sobre a bexiga natatória. O rim cefálico se apresentou como uma dilatação na região cranial do rim, mostrando-se bem visível. Na microscopia eletrônica de transmissão também foram observadas similaridades ultraestruturais com outros teleósteos. Observando nossos resultados concluímos que histologicamente e ultraestruturalmente, os órgãos linfóides rim e rim cefálico de Piaractus mesopotamicus são similares aos de outros teleósteos.

Palabras llave : Órgãos linfóides; Piaractus mesopotamicus; rim; rim cefálico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués