SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue5Histology and ultrastructure of kidney and cephalic kidney in PacuIn vitro differentiation of mesenchimal stem cells of dogs into osteogenic precursors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

LIMA, Ana R.; FIORETTO, Emerson T.; IMBELONI, Aline A.  and  BRANCO, Érika. Morfologia do palato duro de Saimiri sciureus. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.5, pp. 459-462. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000500015.

A ordem dos primatas inclui ao redor de 180 espécies, os aspectos morfológicos dos primatas não humanos do Novo Mundo tem sido investigados extensivamente desde o último século. O senso comum descreve adaptações na cavidade oral de acordo com a dieta e alimentação, dentição, projeção da língua e formato da cabeça. A aparência morfológica e a dimensão do palato duro demonstram interesses para muitas espécies incluindo o homem. Foram investigados seis palatos de Saimiri sciureus jovens os quais foram mensurados: o comprimento do palato duro (HL); a distância intercaninos (ICD); a distância intermolares (IMD) e, a distância interpremolar (IPD). As cristas palatinas completas e incompletas foram quantificadas. Nós acreditamos que para o melhor entendimento da morfologia da boca pode contribuir para melhorar a dieta dos animais mantidos em cativeiro a fim de introduzir estes animais em seu habitat.

Keywords : Saimiri sciureus; primatas não humanos; palato duro; animal selvagem; morfologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English