SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue7Assessment of two methods for conditioning and semen collection in four species of Mazama genusMorphological aspects of the ovaries of turtle Kinosternon scorpioides raised in captivity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

NOGUEIRA, Selene S.C. et al. Detecção de chamados de ultrassom em capivara. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.7, pp. 663-666. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000700014.

O repertório vocal de algumas espécies de animais tem sido considerado uma ferramenta não invasiva para predizer o distresse. Em ratos, emissões de ultrassom foram registradas como indicador de distresse. O repertório vocal de capivaras foi relatado recentemente e parece haver a presença de chamados em ultrassom que ainda não foram confirmados. Assim para associar o estado de bem-estar empobrecido em capivaras e a possibilidade de ocorrência de ultrassom em seu repertório vocal, o presente estudo teve como objetivo rastrear a presença deste tipo de vocalização em 11 animais submetidos a três condições diferentes: 1) sem contenção; 2) média contenção e 3) alta contenção. O rastreamento revelou a presença de faixas de frequência de 31,8±3,5 kHz em adultos e 33,2±8,5 kHz em filhotes. Estas emissões encontradas na faixa de ultrassom ocorreram apenas durante a alta contenção, quando contidos fisicamente ou feridos durante o manejo. Concluímos que tais emissões, com componentes de ultrassom, estão relacionadas à dor e ao distresse de contenção pois não ocorreram quando os animais estavam livres de contenção. Assim sugerimos que esta vocalização pode ser usada como uma ferramenta adicional para acessar o estado de bem-estar em capivaras.

Keywords : Bem-estar animal; contenção animal; Hydrochoerus hydrochaeris; capivara; manejo de animais selvagens; vocalização de ultrassom.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English