SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 issue7Ultrasound call detection in capybaraDistribution of common peroneal nerve in equine fetuses and anatomical description of sites for anesthetic block author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736X

Abstract

CHAVES, Elba P. et al. Aspectos morfológicos dos ovários da tartaruga Kinosternon scorpioides criada em cativeiro. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2012, vol.32, n.7, pp. 667-671. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2012000700015.

O jurará (Kinosternon scorpioides) é um cágado da Região Amazônica que sofre com as capturas desordenadas nos interiores maranhenses e que apesar da sua popularidade nessas áreas, os dados relacionados à morfologia reprodutiva ainda são poucos esclarecedores, o que dificulta a adoção de medidas para preservação da espécie. Desta forma, caracterizou-se morfologicamente os ovários de fêmeas adultas de jurara oriundas de cativeiro através da análise morfológica e morfométrica em dois períodos do ano, seco e o chuvoso. Os resultados comprovaram que todas as fêmeas eram maduras sexualmente e se encontravam em período vitelogênico. Os ovários são duas estruturas irregulares constituídas por diversos folículos em desenvolvimento (primários, secundários e terciários) sobre um estroma de tecido conjuntivo frouxo ricamente vascularizado, com média de peso do direito e esquerdo respectivamente de 6,25±4,23g and 2,27±1,42g. Índices gonadossomáticos de 2,06% para o período seco e de 1,79% para o chuvoso. Média de folículos observados de 29,83 unidades por ovário. Histologicamente, os ovários maduros possuíam camada basal composta por quatro camadas celulares: as tecas externa e interna, o estrato granuloso com membrana perivitelínica e a zona radiata com membrana vitelínica. Não foram observadas diferenças significativas dos ovários entre os dois períodos estudados.

Keywords : Ovário; tartaruga; jurará; Kinosternon scorpioides; Kinosternidae; reprodução; morfologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English