SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2Utilização de plasma rico em plaquetas para estimulação da angiogênese em flape de padrão axial toracodorsal em coelhos (Oryctolagus cuniculus)Descrição anatômica de esqueletos de papagaios do gênero Amazona através da utilização de radiografias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Veterinária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-736Xversão On-line ISSN 1678-5150

Resumo

BRANCO, Érika et al. Protocolo para colheita e isolamento de células mononucleares de medula óssea em Chlorocebus aethiops. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2016, vol.36, n.2, pp.119-122. ISSN 0100-736X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2016000200009.

Chlorocebus aethiops é uma espécie de primata não humano frequentemente utilizados em pesquisa biomédica. Algumas pesquisas envolve esta espécie como modelo experimental para várias doenças e possível tratamento com células-tronco. A medula óssea é uma das principais fontes destas células e proporciona fácil acesso. O objetivo deste estudo foi o de padronizar o protocolo de coleta e separação de medula óssea em C. aethiops. Dez animais foram submetidos a punção de medula óssea com acesso à crista ilíaca e separação de células por gradiente de densidade. A medula óssea de C. aethiops tinha uma média de 97% de viabilidade. A partir dos resultados obtidos, podemos concluir que C. aethiops é um excelente modelo para obter e isolar células mononucleares da medula óssea, promovendo vários estudos no campo da terapia celular.

Palavras-chave : Medula óssea; células-tronco; células mononucleares; Chlorocebus aethiops.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )