SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue7Efficacy of cyclosporine in the control of atopic dermatitis in dogsInfestation by ticks Argasidae and Ixodidae on small wild mammals at the Experimental Station Rafael Fernandes, Mossoró/RN, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736XOn-line version ISSN 1678-5150

Abstract

CARAGELASCO, Douglas S. et al. Avaliação da proteína urinária por eletroforese em cães com hiperadrenocorticismo hipófise dependente durante a terapia com trilostano. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2017, vol.37, n.7, pp.734-740. ISSN 0100-736X.  https://doi.org/10.1590/s0100-736x2017000700014.

Hiperadrenocorticismo (HAC) é uma das doenças endócrinas mais comuns em cães. A hipercortisolemia crônica pode causar danos glomerulares, pelo aumento da taxa de filtração glomerular, podendo levar ao desenvolvimento de doença renal crônica. Este estudo avaliou nove cães normotensos com hiperadrenocorticismo hipófise-dependente, antes e após a terapia com trilostano, durante o período de acompanhamento de seis meses, a fim de investigar o desenvolvimento de proteinúria patológica por métodos quantitativo (relação proteína e creatinina urinária) e qualitativos (eletroforese de proteínas urinárias) e também para monitorar a sua intensidade ao longo do curso da doença e terapia. A principal lesão renal detectada em cães com HAC foi no segmento tubular, evidenciada pela prevalência de bandas de proteínas urinárias de peso molecular mais baixo, indicando a falta de absorção destas proteínas no segmento proximal do néfron. A proteinúria de baixo peso molecular persistiu durante todo o acompanhamento. Em relação ao futuro da rotina clínica médica veterinária no tratamento de cães com hiperadrenocorticismo, as avaliações de proteinúria pela relação proteína e creatinina urinária e eletroforese de proteínas urinárias, de acordo com os resultados obtidos neste estudo, podem adicionar mais informações sobre a lesão renal nestes animais e contribuir para o prognóstico.

Keywords : Hiperadrenocorticismo; proteinúria; eletroforese; trilostano; cão.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )