SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Neurological diseases in cattle caused by plants and mycotoxins in Santa Catarina state, BrazilDiagnosis of canine leptospirosis: evaluation of two PCR assays in comparison with the microagglutination test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Veterinária Brasileira

Print version ISSN 0100-736XOn-line version ISSN 1678-5150

Abstract

COSTA, Ricardo A. et al. Alta frequência de carcinoma cutâneo de células escamosas em ovinos da raça Frisona Milchschaf no Uruguai. Pesq. Vet. Bras. [online]. 2019, vol.39, n.4, pp.251-254.  Epub May 02, 2019. ISSN 1678-5150.  https://doi.org/10.1590/1678-5150-pvb-6170.

Descreveram-se carcinomas de células escamosas (CCE) nas orelhas, pálpebras e olhos em cinco ovinos da raça Frisona Milchschaf em dois rebanhos de criação extensiva no Uruguai. A prevalência nos rebanhos foi de 2,12% e 2,53%. Macroscopicamente se observaram lesões focais ou multifocais, com aumento de volume, nodulares, verrucosas ou em placas, com ocasionais ulcerações e hemorragias. Apresentavam aspecto verrucoso, por vezes com superfície ulcerada e firmes ao corte. De acordo com as características histológicas da neoplasia, as lesões foram classificadas em CCEs bem diferenciados em três casos e moderadamente diferenciados em dois casos. Esta raça é nativa da Alemanha, caracterizada pela face deslanada e pele branca despigmentada. Na Alemanha, há menores níveis de radiação solar do que no Uruguai e seu sistema de produção é mais intensivo, com permanência dos animais confinados durante longos períodos. O aumento do tempo de exposição a níveis mais elevados de radiação solar pode ser um fator predisponente para o desenvolvimento de CCEs nesta raça em sistemas extensivos de produção no Uruguai. Neste País há mais radiação solar e os sistemas produtivos fornecem menos proteção contra a luz solar, em relação ao sistema de produção alemão. A alta frequência de CEE deveria ser levada em consideração para quem decide introduzir no Uruguai e outros países da região. raças europeias com a face despigmentada.

Keywords : Carcinoma cutâneo; células escamosas; ovinos; Frisona Milchschaf; Uruguai; tumores; neoplasma; doenças de ovinos; doenças de pele; dermatopatologia; patologia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )