SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1-2Comportamento de diversas plantas daninhas, de ocorrência comum no estado de São Paulo, em relação a duas espécies de nematóides das galhas: primeira parte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

SOUZA, Itamar Ferreira de; REZENDE, Antônio Machado; BUENDIA, Júlio Pedro Laca  and  YOSHIURA, Milton. Avaliação de angustifoliadicidas na cultura da soja em Minas Gerais. Planta daninha [online]. 1985, vol.8, n.1-2, pp. 1-13. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83581985000100001.

Três experimentos de campo foram conduzidos em Latossolos Vermelho-Escuro e Vermelho-Amarelo, nos anos 1981/82 e 1982/83 com o objetivo de determinar o efeito de herbicidas para o controle de plantas daninhas angustifoliadas e fitotoxidade sobre a cultura de soja, cultivares UFV-1 e Cristalina. O grupo das acetanilidas e pendimethalin controlaram a trapoeraba. Para as três espécies latifoliadas, o acetochlor, trifluralin e oryzalin foram eficientes. Além disso, o metolachlor controlou a poaia e o pendimethalin controlou a poaia e o apaga-fogo. Para o controle do capim-marmelada, todos os produtos foram eficientes, exceto quizalofop-etil e mefluidide, enquanto que para o capim-colchão apenas o mefluidide não foi eficiente. Finalmente, o timbete não foi eficientemente controlado por alachlor, metolachlor, pentimethalin e mefluidide. Acetochlor e oryzalin afetaram negativamente o stand inicial. Além disso, o acetochlor reduziu altura da inserção da primeira vagem. O quizalofop-etil causou uma redução na produção de grãos.

Keywords : augustifoliadas; acetanilidas; pendimethalin; acetochlor; trifluralin; oryzalin; metolachlor; poaia; apaga-fogo; marmelada; quizalofop -etil; sethoxydin.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese