SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Competition of spurge toothed (Euphorbia dentata) in soybeanSeed production by beggarticks and arrowleaf sida affected by the weed population and soybean seeding timing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

VOLL, E.; BRIGHENTI, A.M.; GAZZIERO, D.L.P.  and  ADEGAS, F.S.. Relações entre germinação de sementes de espécies de plantas daninhas e uso da condutividade elétrica. Planta daninha [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 181-189. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582003000200003.

Experimentos foram conduzidos em laboratório com o objetivo de determinar relações entre germinação de sementes de plantas daninhas e condutividade elétrica (CE). Foram usadas sementes de amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum), corda-de-viola (Ipomoea grandifolia), guanxuma (Sida rhombifolia), picão-preto (Bidens pilosa) e trapoeraba (Commelina benghalensis) recentemente colhidas. As sementes foram embebidas em água por períodos de 6 até 48 horas, na temperatura de 20 ºC, determinando-se a CE das sementes e os níveis de absorção de água. Depois disso, as sementes foram colocadas para germinar. Os maiores níveis de germinação, para sementes embebidas em água por 24 horas, foram obtidos para picão-preto (88%), amendoim-bravo (31%) e guanxuma (30%); e os menores, para corda-de-viola (5%), carrapicho-de-carneiro (4%) e trapoeraba (3%). As sementes das plantas daninhas avaliadas tendem a germinar totalmente com períodos de embebição a partir de seis horas, ao passo que a sua absorção tende a aumentar e a CE das sementes, a não acompanhar os níveis de absorção ao final de maiores períodos. O uso da condutividade elétrica merece maiores estudos, uma vez que pode contribuir para uma eficiente e mais rápida avaliação da dinâmica de bancos de sementes de plantas daninhas em lavouras.

Keywords : Euphorbia heterophylla; Acanthospermum hispidum; Ipomoea grandifolia; Sida rhombifolia; Bidens pilosa; Commelina benghalensis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese