SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Weed survey on corn post-harvest under meadow holm conditions along São Francisco river, Minas Gerais, BrazilLeaf area estimation in Typha latifolia using leaf blade linear dimensions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

SOUZA, L.S.A.; SILVA, J.F.  and  SOUZA, M.D.B.. Composição florística de plantas daninhas em agrossistemas de cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) e pupunheira (Bactris gasipaes). Planta daninha [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 249-255. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582003000200010.

A interferência das plantas daninhas nos sistemas agroflorestais varia com a espécie e a densidade de infestação da planta daninha. Este trabalho foi realizado na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas, em monocultivo de cupuaçuzeiro e pupunheira e em sistema agroflorestal (SAF) com estas duas espécies. Havia seis espécies de monocotiledôneas e 15 de dicotiledôneas, e as cinco famílias com maior número de espécies, em ordem decrescente, foram Poaceae, Euphorbiaceae, Fabaceae, Cyperaceae e Verbenaceae. As espécies Desmodium incanun, Cyperus rotundus, Clidemia sp. e Spermacoce verticillata ocorreram nos três cultivos. O maior coeficiente de similaridade de plantas daninhas ocorreu entre os cultivos de cupuaçuzeiro e pupunheira (54,5%) e o menor entre o sistema agroflorestal e a pupunha (32,0%). Quanto à freqüência, Stachytarpheta cayennensis apresentou 33% de freqüência na área de SAF; Eclipta alba, 44% de freqüência na área de cultivo de cupuaçuzeiro e na área de cultivo de pupunheira; e D. incanun, C. rotundus e Clidemia sp. apresentaram 44% de freqüência.

Keywords : freqüência; abundância; similaridade; agrofloresta; invasoras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese