SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Leaf anatomical studies in weed species widely common in Brazil: IV - Amaranthus deflexus, Amaranthus spinosus, Alternanthera tenella and Euphorbia heterophyllaManagement of Bidens subalternans resistant to acetolactate synthase inhibitor herbicides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

RIZZARDI, M.A.; FLECK, N.G.  and  AGOSTINETTO, D.. Nível de dano econômico como critério para controle de picão-preto em soja. Planta daninha [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 273-282. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582003000200013.

A adoção do conceito de nível de dano econômico (NDE) no manejo de plantas daninhas avalia suas populações de modo que medidas de controle sejam implementadas somente quando as infestações superarem os NDEs. O objetivo deste trabalho foi definir o NDE para infestações mistas das espécies Bidens pilosa e Bidens subalternans na cultura da soja. Foram conduzidos experimentos em campo em dois locais: Passo Fundo e Eldorado do Sul, RS. Os tratamentos constaram de densidades mistas das espécies de picão-preto e semeadura da soja aos 3, 7 e 11 dias após dessecação da cobertura vegetal. Obtiveram-se valores para NDE variáveis de 0,4 a 33 plantas m-2. Foram verificadas respostas diferentes nas relações de interferência cultura-plantas daninhas entre os locais estudados. O atraso na semeadura da soja em relação à dessecação da cobertura vegetal incrementa o grau de interferência de picão-preto na cultura. Detectou-se que aumentos na perda de rendimento por unidade de planta daninha, no potencial de rendimento da cultura, no valor do produto colhido e na eficiência do herbicida diminuem os valores de NDE, tornando potencialmente mais econômico o controle; já aumento no custo do controle das plantas daninhas faz elevar os NDEs. Constatou-se que as sementes produzidas por plantas não-controladas, ocorrendo em densidades abaixo do NDE, comprometem a adoção da tomada de decisão de controle com base neste critério.

Keywords : Bidens pilosa; Bidens subalternans; manejo de plantas daninhas; tomada de decisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese