SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Threshold level as a criterion for beggartick control in soybeansAbsorption and translocation of the herbicide diuron by susceptible and tolerant species of crabgrass (Digitaria spp.) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

GAZZIERO, D.L.P.; PRETE, C.E.C.  and  SUMIYA, M.. Manejo de Bidens subalternans resistente aos herbicidas inibidores da acetolactato sintase. Planta daninha [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 283-291. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582003000200014.

A extensão das áreas com seleção de populações de plantas daninhas resistentes a herbicidas tem aumentado rapidamente no Brasil nos últimos anos, sendo citado como causa principal desta seleção a recomendação inadequada de produtos. Com o objetivo de avaliar a eficácia de controle de plantas daninhas através de herbicidas, com diferentes mecanismos de ação, sobre plantas de Bidens subalternans, foi conduzido o presente trabalho, que envolveu um experimento de casa de vegetação e dois de campo, com as culturas de milho e soja. A pesquisa foi realizada a partir de populações de plantas de Bidens subalternans com suspeita de resistência aos herbicidas inibidores da ALS encontradas em área de produção comercial nas quais ocorriam falhas de controle através desses herbicidas. Os resultados permitiram confirmar a seleção de populações resistentes aos herbicidas inibidores da acetolactato sintase (ALS) e encontrar alternativas para o manejo destas populações, por meio do uso de produtos com mecanismo de ação diferenciado, tanto para a cultura da soja quanto para a do milho. Produtos inibidores da protoporfirinogênio oxidase (PROTOX), da fotossíntese e da divisão celular, aplicados isoladamente ou em misturas, controlaram adequadamente o biótipo resistente.

Keywords : picão-preto; planta daninha; mecanismo de ação; ALS; PROTOX.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese