SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Criteria for evaluation of the leaching potential of herbicides used in ParanáPhytoremediation of herbicide-polluted soils author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

Print version ISSN 0100-8358

Abstract

CUNHA, J.P.A.R.; TEIXEIRA, M.M.; COURY, J.R.  and  FERREIRA, L.R.. Avaliação de estratégias para redução da deriva de agrotóxicos em pulverizações hidráulicas. Planta daninha [online]. 2003, vol.21, n.2, pp. 325-332. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582003000200019.

A deriva nas aplicações de agrotóxicos é considerada um dos maiores problemas da agricultura. Entre os fatores que a influenciam, o tamanho das gotas pulverizadas tem-se mostrado primordial. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo a avaliação dos efeitos da adição de óleo vegetal emulsionável à calda de pulverização e do uso de pontas antideriva sobre o espectro de gotas e sobre o potencial de deriva de bicos de pulverização hidráulicos de jato plano. Em ambiente controlado, avaliou-se a população de gotas, por meio de um analisador de gotas por difração de raio laser, em tempo real, pulverizadas utilizando-se bicos standard, com e sem a adição de adjuvante, e bicos antideriva, na faixa de pressão de 200 a 400 kPa. Como complementação, avaliou-se também a deriva em campo, utilizando-se alvos artificiais fora da área de aplicação, procedendo-se à contagem de gotas em diferentes distâncias. Observou-se que a adição de óleo vegetal à calda de pulverização e o uso de bicos de pulverização antideriva, dotados de pré-orifício, alteraram o espectro de gotas pulverizadas, aumentando o diâmetro das gotas e diminuindo a percentagem de gotas propensas à ação dos ventos, constituindo-se, portanto, em fator auxiliar para redução da deriva.

Keywords : tecnologia de aplicação; bicos de pulverização; adjuvantes; gotas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese