SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue1Detection of Echinochloa sp. resistance to quinclorac in rice fields in Southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Planta Daninha

On-line version ISSN 1806-9681

Abstract

SOUZA FILHO, A.P.S.  and  DUARTE, M.L.R.. Atividade alelopática do filtrado de cultura produzido por Fusarium solani. Planta daninha [online]. 2007, vol.25, n.1, pp. 227-230. ISSN 1806-9681.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582007000100026.

As plantas daninhas se constituem no principal problema a impor limitação à exploração da agropecuária nas áreas tropicais. Entretanto, o controle químico dessas plantas tem gerado insatisfações de ordem social, quer porque contaminam as fontes de recursos naturais ou por comprometerem a qualidade dos alimentos da dieta dos animais, em geral, e dos humanos, em particular. Os objetivos deste trabalho foram identificar e caracterizar a atividade alelopática do filtrado de cultura produzido pelo fungo Fusarium solani f. sp. pipers. Foram avaliados os efeitos das toxinas, nas concentrações de 1,0 e 4,0%, sobre a germinação de sementes e o desenvolvimento da radícula e do hipocótilo das plantas daninhas malícia (Mimosa pudica) e mata-pasto (Senna obtusifolia). Os resultados mostraram presença de atividade alelopática inibitória, com variações de acordo com a concentração e a planta receptora. A intensidade dos efeitos inibitórios induzidos pelo extrato esteve positivamente associada à concentração, com efeitos mais intensos verificados a 4,0%. Independentemente da concentração e do bioensaio, a espécie malícia se mostrou mais sensível aos efeitos do filtrado da cultura. O desenvolvimento da radícula foi o fator da planta mais intensamente inibido. Os resultados indicam a existência de potencial de utilização da toxina produzida pelo fungo, como fonte alternativa no controle de plantas daninhas, o que justifica estudos mais avançados.

Keywords : alelopatia; inibição; germinação; radícula; hipocótilo; toxinas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)