SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Weed interference periods in sorghum cropSlender amaranth interference in table beet growth and production characteristics índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Planta Daninha

versión impresa ISSN 0100-8358

Resumen

CARVALHO, L.B.; BIANCO, S.  y  GUZZO, C.D.. Interferência de Euphorbia heterophylla no crescimento e acúmulo de macronutrientes da soja. Planta daninha [online]. 2010, vol.28, n.1, pp. 33-39. ISSN 0100-8358.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-83582010000100004.

O grau de interferência depende da densidade de plantas daninhas que infestam a soja. O objetivo deste trabalho foi avaliar características de crescimento e nutrição mineral da soja mantida em convivência com densidades crescentes de Euphorbia heterophylla. O experimento foi conduzido em Jaboticabal, SP, Brasil, entre outubro e dezembro de 2008, em vasos mantidos em campo aberto. Os tratamentos consistiram em submeter uma planta de soja por vaso à convivência com 0, 1, 2, 4, 8 e 16 plantas de E.  heterophylla por vaso, da semeadura até o início do florescimento. Nesse período, avaliaram-se, apenas na soja, a altura e o número de trifólios, e em ambas as espécies, a matéria seca e o acúmulo de macronutrientes. Observou-se variação na altura de plantas e redução no número de trifólios e no acúmulo de matéria seca e macronutrientes da soja devido ao maior acúmulo de matéria seca e macronutrientes por densidades crescentes de E. heterophylla. Conclui-se que a soja mantida em convivência com E. heterophylla teve o crescimento e o acúmulo de macronutrientes reduzidos em razão da interferência imposta pela planta daninha.

Palabras llave : amendoim-bravo; competição por nutrientes; Glycine max.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués